sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O serviço nacional de Saúde

Sendo eu um defensor de um serviço nacional de saúde eficiente, que permita a todos os portugueses os cuidados básicos de saúde, se não a mais especializada pelo menos a mais básica e elementar e como tem sido bastante referenciada, embora de concreto muito pouco de quem tem claras responsabilidades no assunto (lembro-me de ver as mesmas caras no governo pelo menos nos últimos 20 anos).
Não posso deixar de dizer que por mais espantoso, e contraditório do que disse atrás, é que tive á pouco tempo um problema de saúde de relativa gravidade, para os médicos era simples, mas para mim de inicio era o pior dos males, e que felizmente se ficou nos 60-40, com vantagem para a medicina, tendo recebido por parte de todos os profissionais de saúde dos hospitais a que recorri, um tratamento de excepção, se tivermos em conta o mau humor nalgumas das primeiras consultas, o descarregar de nervos com todas as pessoas nos momentos de espera dos tratamentos e sendo a parte de terem sempre uma palavra de optimismo quando se referiam a nós. Tinham sempre o cuidado em não deixar espaçar demasiado as consultas para terem sempre as possíveis reacções secundárias, e foram algumas, sob controlo. Ora foi precisamente o enfraquecimento dentário um deles e por vezes tenho alguns chamados abcessos, enquanto não inicio o tratamento definitivo.
Numa dessas ocasiões, aquando do final de férias, mais precisamente no dia28 de Agosto, recorri ao centro de saúde dos Olivais em Coimbra, que passou a funcionar em celas por falta de condições no posto de s. Sebastião, tendo mostrado o estado em que a cara estava, que era inchada, e pedindo á funcionária que me marcasse uma consulta com a máxima urgência possível.
Depois de ter consultado a agenda informou-me que só tinha consulta no dia 19 de Outubro, ao qual me deu vontade de rir, mas que aceitei, uma vez que a minha médica, a Dr.ª Otília, pouco me iria fazer, a não ser que devia ser normal, pois era sempre o que me dizia quando a consultava sempre que tinha algum dos já referidos efeitos secundários e mandava-me ir falar com a especialista que me acompanhava no tratamento, mas como para além de também sofrer do mal do “Nacional porreirismo” típico dos tugas, ainda sou uma pessoa que acredita que nem tudo é mau, fiquei com algumas esperanças, embora admirado, quando sexta feira, dia 18 de Setembro quando cheguei a casa ao fim do dia me foi entregue uma carta do centro de saúde em que dizia que o assunto era alteração de data da consulta já marcada.
Mas quando abri e li facilmente me passou a admiração com a leitura do seguinte:
-“Exmo. Senhor………………………………………………………………………………………….
Vem o Centro de Saúde de Celas informar por este meio que a consulta de 19/10/2009 foi alterada para o dia 13/11/09, solicitando e agradecendo a sua compreensão
Com os melhores cumprimentos,”

Contando que isto tudo tinha uma certa urgência no dia 28 de Agosto, fico com a clara ideia que alguém no posto de celas ficou a saber que o inchaço na cara já me passou, graças a uma pessoa conhecida com a qual consegui obter a receita para o antibiótico apropriado, que fez a avaliação do problema em 10 minutos. È triste num país dito desenvolvido, ainda por cima na capital da saúde, imaginem nas outras cidades.
O melhor seria marcar já uma consulta para o serviço nacional de saúde, pode ser que consiga um “antibiótico” que altere o estado enfermo em que se encontra.
Cenas………….

1 comentário:

  1. Olha, tu ainda tens dentista. Pois eu cá pelos meus lado ou pago,no privado, ou não há dentista para ninguém! Por outro lado temos as urgências no centro de saúde de buarcos onde eu já fui pelo mesmo mal um enorme abcesso. Fui bem atendida e vim de lá com um antibiótico que fez o serviço. Nem tudo são rosas, mas também nem sempre é mau!

    ResponderEliminar