Tenho por opinião que embora a ideia não seja má, estão em meu entender a ser mal aproveitadas, porque em meu entender seria mais produtivo se esse tempo fosse aproveitado para introduzir nas crianças e jovens noções de economia ou de como lidar com dinheiro, noções de consumos e vicios, como o tabaco e as drogas sintéticas principalmente, pois são utilizadas pelos jovens como forma de socialização, noções e esclarecimentos sobre a vida sexual e o seu inicio, sendo neste momento esse tempo preenchido com aulas de substituição dadas por professores que na maioria das vezes nem sequer estão habilitadas a dar essas disciplinas, limitando-se a mandar fazer fichas que depois nem sequer conseguem corrigir na totalidade.
É mais uma grande contribuição das classes superiores na evolução e educação dos homens e mulheres do amanhã.
terça-feira, 30 de junho de 2009
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Não conheço bem as aulas de substituição, mas a ser como dizes, realmente não faria nada mal essas noções nos jovens e já agora para os pais também.
ResponderEliminarEm relação ás aulas de substituição existem para que os professores compensem as suas ausências.Os professores em questão,devem fazer um plano de aula, caso consigam prever a sua ausência.Sendo assim a aula ministrada por um substituto.
ResponderEliminarA ideia é boa,contudo nem sempre está disponível um professor com habilitações para esse conteúdo e são assim planificadas fichas de revisão que serão corrigidas ou pelo substituto ou pelo professor da cadeira.
Ou seja se a planificação estiver bem feita, o professor substituto deve estar munido da correcção,caso contrário ele deve entregar as ditas ao professor da cadeira.
Mas realidade a situação que você fala acontece bastantes,vezes, ou seja basicamente pretende-se manter o aluno ocupado sem ter um feriado para não vir para a rua fazer asneiras.
Sem dúvida as aulas de substituição devem ser dadas por alguém com habilitações para o conteúdo em causa.Caso contrário o professor faltoso deve compensar a aula.
Quanto a sua ideia devia ser aplicada mas não neste contexto, se calhar uma disciplina de cidadania seria fulcral no ensino. Pois cidadania acaba por envolver temas de fisco.
Concordo, como aluno que sou, sou sincera, as aulas de substituição não servem para nada. Seria realmente mais proveitoso falarmos em temas da actualidade, fazermos fichas de trabalho, actividades didáticas, questionários sobre determinado assunto para a comunidade escolar, interpretação desses mesmos resultados e mais uma vez, sem dúvida debates sobre temas da actualidade (seria realmente muito interessante)
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