sexta-feira, 3 de julho de 2009

O estado da justiça

Foi com grande surpresa que ao chegar a casa voltei a ver a entrevista do sr. ministro Manuel Pinho à SIC notícias, em que uma das coisas que referiu como entrave á resolução de muitos problemas e que impediam a eficiência das medidas tomadas pelo seu ministério, era o mau e moroso funcionamento dos tribunais e da justiça????? Ora, se calhar faziam bem lembrar ao sr ex-ministro da economia que um dos principais responsáveis pela desgraça em que se encontra a dita justiça e os tribunais é o até á bem pouco tempo colega no (des)governo de Portugal, o sr. ministro da justiça.
Mas, que realmente essa mesma justiça, que se diz que é cega, afinal não é, apenas tinha os olhos vendados, mas ao longo dos anos conseguiu destapar um bocado a venda, pena foi que o único lado que consegue ver, seja o lado dos mais abastados, pois excepto em situações de flagrante, ou com provas irrefutáveis é que vão presos, caso de homicidios, fuga fiscal ou tráfico. Porque eu sou da opinião que se um individuo que não tem profissão definida, que é julgado por suspeita de tráfico, e que se apresenta no julgamento advogados do género do dr. Romeu Françês, Sá Fernandes ou João Nabais, não é preciso tirar nenhum mestrado para perceber que pelo menos á aí marosca , pois já a minha avó dizia:"quem cabritos vende e cabras não tem, está a enganar alguém".
Mas os senhores juízes neste país também entendem que devem estar acima de qualquer poder, que apenas o supremo tribunal é que se podia pronunciar sobre o seu desempenho e levantar processos disciplinares se fosse o caso, os políticos dizem mal da justiça, até o "fala barato" do bastonário da ordem dos advogados, uma mistura de Manuel Alegre com Valentim Loureiro, pois a ele ninguém o cala e não tem medo de ninguém e que ao principio dizia exactamente isso dos juízes, embora por outras palavras, agora já veio defender a cabala contra o primeiro ministro no caso freeport, e ao mais pequeno sinal de contestação, lá se vai o espírito democrático e demite-se as estruturas da ordem que são divergentes, mas o mais grave desta palhaçada toda é permitirem que este senhor e outros como ele estejam constantemente a ter um protagonismo exacerbado nos nossos meios de comunicação, distraindo o pais das coisas que interessam com o mau serviço que prestam á justiça.
Se tranferíssemos o acerto de decisões dos juízes para a profissão de médico, morreriam imensas pessoas por dia nos nossos hospitais e caso estes errem, são processados por negligência, são particularidades de um pais na vanguarda da modernidade e da evolução??????????????????????????????????????????

2 comentários:

  1. Ó rapaz, essa "de um país na vanguarda da modernidade e da evolução" soa-me a paleio eleitoral. Eu acho que esse tipo de afirmações nem a brincar se devem dizer. Portugal possui o ponto mais ocidental da Europa e quando o mundo andava virado para os EUA estávamos no cú da Europa e agora que a Europa se vira para o Oriente afirmas que Portugal está na vanguarda?!
    Tsss, tsss... não admira que o país ande como ande, quando o povo não sabe a quantas anda. :)
    Mantém-te atento!

    ResponderEliminar
  2. A sua perspectiva de ver os assuntos é sem dúvida fenomenal para alem de ter interesse e lógica tem humor.
    Matem-te atento ao des(governo) do teu país. :)

    ResponderEliminar